Projeto investiga o papel das células estaminais na recuperação pós-AVC

30/06/16
Projeto investiga o papel das células estaminais na recuperação pós-AVC

A Crioestaminal, a Universidade de Coimbra (UC), o Hospital Rovisco Pais e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) participam num projeto que pretende determinar o papel das células estaminais na recuperação de doentes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

Este projeto inclui a aplicação clínica de células estaminais autólogas da medula óssea em doentes que tenham sofrido AVC isquémico, esperando-se que ocorra a regeneração da área afetada, conduzindo à recuperação de algumas faculdades, cognitivas e/ ou motoras.

Os ensaios pré-clínicos realizados com animais mostraram que o transplante de vários tipos de células estaminais é capaz de induzir um processo de reparação cerebral. As células transplantadas conseguem diferenciar-se em células neuronais e células vasculares, conduzindo a uma recuperação das funções afetadas.

Este projeto tem por principais objetivos avaliar o efeito terapêutico de células CD34+2 da medula óssea de doentes com AVC, na fase subaguda. Estes doentes serão seguidos durante vários meses, tal como um grupo controlo, para avaliar a eficácia deste tratamento inovador.

Ainda este ano vai iniciar-se a recolha das células estaminais da medula óssea de doentes identificados pelo Hospital Rovisco Pais. Os resultados deste projeto são esperados para o final de 2018.

Partilhar

Publicações