A Sessão de Abertura contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, do presidente da Comissão Organizadora da Semana Digestiva 2016, Prof. Doutor Luís Tomé, do presidente da Sociedade Portuguesa da Gastrenterologia (SPG), Prof. Doutor José Cotter, bem como do presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), o Dr. António Pereira Dias e da presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), Prof. Doutora Isabel Pedroto.
Durante a cerimónia foi enaltecida a relevância deste Congresso para a formação dos gastrenterologistas bem como para o intercâmbio das experiências recíprocas. Também o trabalho destes profissionais foi destacado, pelo Dr. Manuel Delgado, que reforçou ainda a importância de viabilizar e dar sustentabilidade ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de medidas que promovam a eficiência e a rentabilização dos recursos disponíveis.
Nesta sessão, o presidente da SPG, Prof. Doutor José Cotter, entregou o Prémio Nacional de Gastrenterologia, que visa distinguir trabalhos científicos inéditos de excelência no âmbito da Gastrenterologia.
No valor de 25 mil euros, o galardão foi entregue ao Dr. Diogo Libânio, do serviço de Gastrenterologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, o qual fez um estudo pioneiro em Portugal, no tratamento endoscópico do cancro do estômago em fase precoce e sem recurso a cirurgia, que demonstra a validade deste tipo de intervenção.
De acordo com o Prof. Doutor José Cotter, “esta distinção premeia a excelência do trabalho no âmbito da gastrenterologia e reafirma a importância das intervenções endoscópicas como meio de tratamento de situações malignas precoces e pré malignas”.
Acompanhe o evento aqui.