SPP lança movimento para travar tabagismo na adolescência
20/05/2016 15:25:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPP lança movimento para travar tabagismo na adolescência

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia junta-se ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) para lançar um apelo aos mais jovens: “Larga a chupeta. Fumar é ridículo”.

Apesar de os últimos dados divulgados pela Direção Geral de Saúde revelarem que, em termos absolutos, o número de jovens fumadores dos 15 aos 24 anos diminuiu entre 2005/2006 e 2014, a verdade é que há a registar o aumento da iniciação do consumo, traduzido pela diminuição da prevalência dos “nunca fumadores” de quase 5 %.

A mensagem que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia e o Corpo Nacional de Escutas pretendem fazer passar é muito simples e direta: “Fumar é ridículo, tão ridículo quanto usar chupeta em idades impróprias”

“Sabe-se que a maior parte dos jovens inicia o consumo por curiosidade e influência de amigos ou de grupos. Trata-se de uma forma de afirmação e integração em grupos que se querem evidenciar pela ousadia ou rebeldia de fumar”, lembra o Dr. José Pedro Boléo-Tomé, Coordenador da Comissão da Tabagismo da SPP.

“A campanha deste ano não faz mais que ridicularizar o ato de fumar, incutindo nos jovens uma postura de afirmação positiva dizendo não ao tabaco”, explica o especialista, que defende que é junto dos jovens em idade escolar que é necessário intervir, questão que é comprovado por um estudo recentemente desenvolvido com o apoio da DGS e que revela que a iniciação tabágica ocorre entre o 7.º e o 9.º ano. No 7.º ano, cerca 70 a 80% dos jovens nunca fumaram um cigarro, uma percentagem que baixa para os 40% no 9.º ano.

Os materiais da campanha que agora arranca estão disponíveis para consulta e download em www.sppneumologia.pt.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019