Prof. Doutor José Cotter marca presença na Jornada Ibérica de Formação em Gastrenterologia

04/05/16
Prof. Doutor José Cotter marca presença na Jornada Ibérica de Formação em Gastrenterologia

Mais de 150 médicos portugueses e espanhóis estiveram reunidos em Valência, Espanha, por ocasião da IV Jornada Aquarius Ibérica e da IX Jornada Espanhola de Formação em Gastrenterologia.

O Prof. Doutor José Cotter, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), marcou presença no evento e realizou uma apresentação sobre dispepsia, que segundo o especialista se caracteriza por "uma constelação de sintomas que causam desconforto na região gastroduodenal e epigástrica".

Sobre o assunto, o Prof. Doutor Cotter referiu que “um exame de endoscopia digestiva alta é indicado como primeira escolha quando há sinais que podem ser considerados como um alarme. Se estes sinais não estão presentes, é aceitável a realização de procedimentos não-invasivos, como ecografia e testes de Helicobacter pylori para o tratamento empírico, se os resultados forem positivos".

Este evento científico é organizado anualmente pela Aquarius, marca pertencente à Coca-Cola Ibéria. Esta edição contou com as colaborações da Universidade Complutense de Madrid (UCM), Associação Espanhola de Gastrenterologia (AEG), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) e Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC).

Partilhar

Publicações