Hospital Dona Estefânia adota sistema de triagem exclusivamente pediátrico

14/04/16
Hospital Dona Estefânia adota sistema de triagem exclusivamente pediátrico

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) - Hospital Dona Estefânia passou a utilizar como procedimento de triagem o Canadian Paediatric Triage Acuity Scale (CPTAS).

Trata-se de um sistema de triagem exclusivamente pediátrico que inclui os seguintes passos: impressão clinica de gravidade avaliada pelo triângulo da avaliação pediátrica (TAP), avaliação da queixa/motivo de vinda à urgência e avaliação dos sinais vitais tendo em conta a idade e os fatores de risco associados.

Este sistema permite analisar e monitorizar indicadores de qualidade fundamentais para o aperfeiçoamento da triagem e para a gestão do próprio Serviço de Urgência, representando uma etapa fundamental para a melhoria do atendimento ao utente.

O início deste modelo na urgência pediátrica do CHLC foi precedido de formação realizada por formadores credenciados do Centro Hospitalar de São João, do Porto.

A formação abrangeu médicos da urgência, das áreas de Pediatria Médica, Cirurgia e Pedopsiquiatria, bem como enfermeiros, num total de 50 formandos. Consistiu num módulo teórico e um módulo prático, em contexto de sala e posto de trabalho.

A equipa da urgência pediátrica do Hospital Dona Estefânia congratula-se por este contributo tão importante para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde que prestamos às crianças e famílias que nos procuram.

Partilhar

Publicações