Procedimento pioneiro pode aumentar o número de transplantes realizados em Portugal

26/01/16
Procedimento pioneiro pode aumentar o número de transplantes realizados em Portugal

O Centro Hospitalar São João (CHSJ) anunciou a realização, a 1 de janeiro deste ano, dos primeiros transplantes renais com dador de coração parado (paragem cardiocirculatória).

A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) comunicou a sua satisfação perante a concretização deste procedimento pioneiro.

A colheita em dadores falecidos em paragem cardiocirculatória poderá aumentar o número de órgãos disponíveis e contribuir para a diminuição das listas de espera dos transplantes. Este é um tipo de colheita aprovada em Diário da República em janeiro de 2015 e que ainda não tinha sido realizado em Portugal.

O Dr. Fernando Macário, presidente da SPT, congratula-se com este avanço da transplantação em Portugal e afirma que “depois de esperarmos um ano que se reunissem as condições para o arranque dos transplantes de dador em paragem cardiocirculatória, é com muito gosto que vemos o CHSJ a avançar com uma técnica que nos vai ajudar a fazer subir o número de transplantes realizados em Portugal”

A SPT lembra que em Portugal há mais de duas mil pessoas à espera de um transplante de rim e deseja que este importante passo seja mais um duma longa caminhada pela transplantação de órgãos que permite salvar vidas e dar qualidade à vida.

Partilhar

Publicações