Escola de Psicologia da UMinho celebra quatro anos

10/04/13

A Escola de Psicologia (EPsi) da Universidade do Minho celebra hoje, 10 de abril, o quarto aniversário. A cerimónia decorrerá no seu anfiteatro multimédia, localizado no campus de Gualtar, em Braga. A sessão de abertura, marcada para as 14h30, conta com intervenções do reitor António M. Cunha e da presidente da Escola, Isabel Soares.


Segue-se a entrega das cartas de curso e dos Prémios EPsi a docentes e alunos. O presidente da Fundação Bial, Luís Portela, dá às 16h15 a conferência "Relação de um não-psicólogo com a Psicologia". A mesa redonda "Psicologia em cross-talk: Perspetivas das Ciências Sociais, da Economia e Gestão e do Direito" junta pelas 17h30 os professores Moisés Martins, do Instituto de Ciências Sociais, Mário Monte, da Escola de Direito, Cristiana Cerqueira Leal, da Escola de Economia e Gestão, o consultor João Barbosa e o juiz Joel Agante da Silva. O evento finda com um jantar comemorativo.

 

A entrega dos prémios aos professores é um dos momentos altos da cerimónia. O Prémio Investigação vai distinguir Óscar Gonçalves pela excelência da sua carreira no desenvolvimento das neurociências e pela sua capacidade para erguer e dinamizar o Laboratório de Neuropsicofisiologia. O Prémio Ensino distingue Pedro Rosário pelo seu papel determinante no percurso do mestrado integrado em Psicologia ao longo dos últimos três anos e pelo exemplo de dedicação e entrega enquanto diretor de curso. Já Rui Abrunhosa, Carla Machado (a título póstumo) e Marlene Matos são laureados com o Prémio Interação com a Sociedade, pelo empenho conjunto no lançamento pioneiro, há 15 anos, do serviço de Consulta de Psicologia da Justiça, que é uma unidade de referência nacional.

 Os professores premiados: Óscar Gonçalves, Pedro Rosário, Rui Abrunhosa, Carla Machado e Marlene Matos.


A Escola de Psicologia da UMinho é a instituição de ensino superior portuguesa com maior produtividade, qualidade científica, impacto e colaboração internacional no domínio da Psicologia, segundo o Ranking Ibero-americano de Psicologia, que avaliou 902 academias de 30 países no período 2005/09. É a mais nova das 11 unidades orgânicas de ensino e investigação da UMinho, após a extinção do Instituto de Educação e Psicologia (IEP) em 2009. Tem dois departamentos e o Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi). Possui 39 docentes e investigadores e mais de 500 alunos no mestrado integrado e no doutoramento em Psicologia. Em 2011 os seus investigadores publicaram 111 artigos, oito livros e 55 capítulos a nível nacional e internacional. O Serviço de Psicologia faz o interface com a comunidade.

Partilhar

Publicações