Atribuída bolsa de 10 mil euros para investigação em dor na disfunção temporomandibular
02/07/15

A bolsa, no valor de 10 mil euros, vai permitir ao investigador, orientado pelo Professor Francisco Salvado, continuar a desenvolver um projeto na área da disfunção temporomandibular. Trata-se de uma patologia que é a causa mais comum de dor orofacial de origem não dentária que afeta cerca de 30% da população.
O projeto desenvolvido pelo jovem médico está relacionado com a regeneração de tecidos, bioengenharia de materiais e técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Um dos pontos fortes do projeto está relacionado com a multidisciplinaridade da equipa envolvida, que inclui um grupo de médicos do Centro Hospitalar Lisboa Norte e do Hospital Infanta Cristina (Espanha), uma equipa de investigação na área dos biomateriais do CDRSP-Instituto Politécnico de Leiria, um grupo do Instituto de Medicina Molecular (iMMLisboa) e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
O juri, composto por cinco elementos, avaliou a originalidade da pergunta de investigação, incluindo a importância e possíveis repercussões científicas e sociais, assim como a qualidade do plano de investigação.