UMIB Summit 2015: reunião multidisciplinar para a investigação translacional

23/06/15
UMIB Summit 2015: reunião multidisciplinar para a investigação translacionalSob o tema “Translational research, innovation and progress in the field of biomedicine”, decorre, nos dias 24 e 25 de setembro, uma reunião multidisciplinar dedicada à investigação translacional. Trata-se do UMIB Summit e tem lugar nas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.


Esta é a primeira reunião multidisciplinar, organizada pela Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) e que permitirá as principais linhas de investigação a que a UMIB se dedica. A unidade da Universidade do Porto é reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que agrega a investigação realizada no Centro Hospitalar do Porto e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Dedica-se a vários domínios científicos das ciências médicas que se organizam em vários grupos distintos de investigação.

Presidido pela Prof.ª Doutora Mariana Monteiro, o encontro comporta uma índole internacional e vai contar com a presença de peritos reconhecidos de todas as áreas a ser abordadas: resposta imune à infeção; distúrbios genéticos e neurodegenerativos; mecanismos para o tratamento do cancro resistente; mecanismos autoimunes e anti-inflamatórios; doença renal crónica; diabetes tipo 2 e hormonas gastrointestinais; fertilidade e reprodução.

“Os tempos são desafiantes para a investigação científica nacional e para o UMIB, pelo que continuamos a consolidação, enquanto nos mantemos adaptáveis e dispostos a ideias inovadoras e desafiantes. Este é um evento importante para a nossa unidade de investigação e para as três instituições membro (ICBAS, HSA-CHP and CGMJM-CHP)”, afirma a endocrinologista, presidente do encontro.

Mais informação no website oficial do UMIB Summit 2015.

Partilhar

Publicações