04/03/2015 10:52:15
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Estudo da Universidade do Minho revela aumento de miopia na população universitária
Estudo da Universidade do Minho revela aumento de miopia na população universitáriaConclusões de um estudo realizado pela Universidade do Minho ditam que a miopia aumentou exponencialmente nos estudantes universitários. Este é o problema visual com maior prevalência no mundo. Calcula-se que aproximadamente 1600 milhões de pessoas tenham miopia, o que representa cerca de 25% da população mundial.


O estudo, realizado em dois momentos, em 2002 e 2014, envolvendo cerca de 200 estudantes do ensino superior, revelou um aumento da miopia de 23% para 42%.

"A miopia está a aumentar exponencialmente na população estudantil portuguesa. Os resultados vêm reforçar a necessidade de se estabelecer um programa nacional de prevenção da miopia. Este deverá passar por um estudo epidemiológico da população e pela implementação de ações de sensibilização dos pais e educadores sobre os fatores de risco para o aparecimento e progressão da miopia e dos profissionais da saúde visual sobre as técnicas de retenção da progressão da miopia", alerta o Dr. Jorge Jorge, coordenador do projeto do Laboratório de Investigação em Optometria Clinica e Experimental da Universidade do Minho.

A realização prolongada de tarefas que exigem esforço visual e a falta de atividades ao ar livre são dois dos principais fatores que conduzem ao aparecimento e o desenvolvimento da miopia.

Esta realidade tem vindo a verificar-se em vários países do mundo, especialmente nos asiáticos, onde a prevalência de miopia nas populações universitárias atinge valores superiores a 85%.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019