De acordo com a análise setorial da consultora, o aumento do valor de vendas “foi particularmente impulsionado pelos medicamentos genéricos”, que, com uma subida de 16%, representaram agora 26% do total das vendas.
Em 2024, o mercado português vendeu 193 milhões de embalagens de medicamentos, o que representa um aumento de 4,9% em comparação com o ano anterior, incluindo as encomendas do Serviço Nacional de Saúde.
O setor farmacêutico, no que diz respeito à distribuição de produtos, contou com 2.027 trabalhadores nas 37 principais empresas do ramo, o que corresponde a uma média de 55 funcionários por empresa. Este aumento do número de trabalhadores, a primeira desde 2018, reflete a expansão e dinamismo do setor.
A consultora destaca que a maior parte das empresas no setor tem uma dimensão reduzida, com apenas seis das 37 empresas a empregar mais de 50 trabalhadores em 2023. Além disso, a maioria das empresas está concentrada nos distritos de Lisboa, com 16 empresas, e no Porto, com sete empresas.
Fonte: Lusa