Saúde Oral é a 2.ª especialidade médica mais consultada pelos portugueses

19/03/24
Saúde Oral é a 2.ª especialidade médica mais consultada pelos portugueses

Amanhã, 20 de março, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma iniciativa da World Dental Federation que tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância de cuidados dentários e destacar os obstáculos enfrentados pelos cidadãos, no que diz respeito ao acesso a cuidados médicos na área da Saúde Oral.

Segundo um estudo recente, realizado pela Marktest para a Medicare, a Saúde Oral é a 2.ª especialidade mais consultada, reflexo das preocupações de saúde dos portugueses, destacando-se entre as especialidades médicas mais consultadas: Medicina Geral e Familiar, Oftalmologia e Ginecologia.

De acordo com os resultados do estudo:

  • 77 % da população portuguesa realiza visitas médicas de forma regular, com 26,2 % a optar por consultas anuais e 31,2 % a frequentar consultas semestrais.
  • 94 % dos portugueses tiveram pelo menos uma consulta de especialidade no último ano.
  • A Saúde Oral foi a segunda especialidade médica mais procurada, com 42,3 % dos inquiridos a revelarem terem tido uma consulta nesta área. Este dado sublinha a crescente preocupação da população com a sua saúde oral e a importância atribuída aos cuidados dentários.

Estas são algumas das principais conclusões do estudo Estado de Saúde geral da população portuguesa. Paralelamente, as conclusões também demonstram que, entre os utilizadores exclusivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a consulta de especialidades como a Saúde Oral ou Ginecologia é bastante inferior à média global, com 31 % e 9,8 %, respetivamente.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, a Saúde Oral desempenha um papel vital no bem-estar geral, sendo que atualmente as doenças orais são altamente prevalentes a nível global, podendo afetar até 90% da população mundial, desde cáries dentárias até cancro oral, especialmente entre jovens, o que representa um significativo impacto socioeconómico. A saúde oral constitui um fator crucial para o bem-estar das pessoas, não apenas esteticamente, mas também para funções vitais do quotidiano, como mastigação e prevenção de doenças.

Este estudo tem por base uma amostra de 801 inquiridos. A recolha da informação foi conduzida através de entrevistas online, junto de uma amostra representativa e proporcional ao universo em estudo: portgueses 18/64 anos residentes em Portugal Continental.

Partilhar

Publicações