Os "Exergames" são uma forma de exercício "divertida, envolvente e interativa que tem sido utilizada na reabilitação em diversos contextos de Saúde", salienta a Prof.ª Doutora Carla Silvia Fernandes, destacando-se como uma abordagem promissora para melhorar a qualidade de vida e a recuperação pós-operatória. Neste estudo randomizado, os participantes são submetidos a sessões controladas de exergames, adaptadas às necessidades de reabilitação, sendo o feedback dos participantes muito positivo.
“Aderi ao programa Exergames na Reabilitação. Gostei de ter participado e acho que foi muito benéfico para a minha recuperação. Não foi fácil no início dado estar bastante debilitado, mas com o seguimento, verifiquei melhorias significativas. Tinha uma previsão de internamento de 8 a 10 dias, saí ao fim de 7 dias. Estou convencido de que o programa me fez reagir muito bem à recuperação” (P15), “Adorei a experiência. Por vezes, sentia-me desmotivada, mas quando lá chegava, ficava toda animada e conseguia ficar mais relaxada, divertida e com mais energia”, lê-se em comunicado.
A Enf.ª Isabel Alves, especialista em Enfermagem de Reabilitação, desempenha um papel fundamental no acompanhamento dos participantes, monitorizando o progresso e garantindo a segurança do programa. A expectativa é que possa ser dada continuidade a este estudo pioneiro e que ele forneça insights valiosos sobre a eficácia dos exergames como uma ferramenta complementar na reabilitação.