Agenda das Nações Unidas discutida nas Conferências do Estoril

11/08/23
Agenda das Nações Unidas discutida nas Conferências do Estoril

Os temas que vão marcar a agenda e a ação política das Nações Unidas em 2024, tendo em vista a "Semana de Alto Nível da Assembleia Geral", que vai acontecer em Nova Iorque, em setembro, vão ser trazidos à 8.ª edição das Conferências do Estoril, nos dias 1 e 2 de setembro, por altos representantes nas Nações Unidas. Numa coorganização da Nova SBE e da NOVA Medical School, este acontecimento conta, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal enquanto coanfitriões. 

As Nações Unidas são parceiras das Conferências do Estoril nesta e nas próximas edições do certame, destacando-se com uma participação ímpar no nosso país, onde altas individualidades vão antecipar os grandes temas a debater no ano que se aproxima (2024). A participação UN surge no âmbito da parceria entre a Nova SBE e o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), que permitiu inaugurar, em abril deste ano (2023), o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL), em Portugal.

O Dr. Sergiy Kyslytsya, embaixador da Ucrânia junto das Nações Unidas, Dr.ª Ana Paula Zacarias, embaixadora de Portugal junto das Nações Unidas, e  Dr.ª Cristina Duarte, subsecretária-geral das Nações Unidas e conselheira especial do secretário-geral, Dr. António Guterres, para Assuntos Africanos, serão os altos representantes das Nações Unidas que marcarão presença nos dias 1 e 2 de setembro.

Na sua 8.ª edição, as Conferências do Estoril retomam as parcerias de excelência com a CEMS, como Strategic Partner, e com a McKinsey & Company, como knowledge partner.

 

A Edição 2023 das Conferências do Estoril

A Nova SBE e a NOVA Medical School promovem, em parceria, a 8ª Edição das Conferências do Estoril contando com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal, os dois coanfitriões. 

Sob o tema "Re-Humanize Our World: Planeta, Paz, Políticas, Pessoas e Saúde", as Conferências do Estoril apresentam uma agenda de dois dias que desafia a um diálogo aberto e inclusivo sobre um futuro mais sustentável e baseado em mais igualdade, equidade, justiça e paz.

Dezenas de oradores, divididos entre o palco principal e outras sessões paralelas, irão participar das Conferências do Estoril, com a missão de inspirar a ação imediata e de compromisso. Alterações climáticas, o caminho para a sustentabilidade, a tecnologia para o impacto social, temas da saúde emergentes, a saúde mental, os sistemas de educação, a confiança nas instituições políticas e o poder dos media; bem como questões críticas acerca do futuro da democracia e resistência ao populismo, conflitos de guerra e crise de refugiados, para um futuro de paz na Europa e no mundo, são alguns dos temas que serão abordados.

As principais escolas de gestão e saúde do mundo estarão lado-a-lado com os grandes líderes e agentes de mudança numa missão comum de formar e inspirar os jovens e futuros líderes para a construção de um futuro comum onde a paz, a justiça, a saúde, a sustentabilidade e a inclusão prosperam. 

As Conferências do Estoril visam responder à necessidade urgente de agir e envolver os jovens na discussão dos desafios globais que hoje (e num futuro próximo) estão a surgir, abordando algumas das questões mais prementes através de investigação concertada e iniciativas inovadoras. Este esforço para capacitar os jovens a se tornarem cidadãos ativos na democracia e na sociedade, aumentando o seu sentimento de pertença, alinha-se com as estratégias do “Next UE Research & Innovation Investment Programme 2021-2027: Horizon Europe”, com a Estratégia para a Juventude da UE e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reforçando o papel ativo das Conferências do Estoril no encontro de soluções para os principais desafios que o mundo enfrenta. 

 

Participar no evento

A 8.ª Edição das Conferências do Estoril realiza-se nos dias 1 e 2 de setembro de 2023 no campus de Carcavelos da Nova SBE. O evento é de participação gratuita, contudo a inscrição é obrigatória com limitação de lugares presenciais. A Conferência será transmitida em direto através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo, também com registo.

 

Partilhar

Publicações