Estudo avalia impacto do rastreio oportunístico de fibrilhação auricular assintomática na população idosa

23/03/23
Estudo avalia impacto do rastreio oportunístico de fibrilhação auricular assintomática na população idosa

“Rastreio de Fibrilhação Auricular em Idosos em Cuidados de Saúde Primários com MyDiagnoSTick (SAFEST)” é um estudo da iniciativa do Investigador, financiado pela Daiichi Sankyo Portugal e coordenado pelos investigadores Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, Prof. Doutor Rui Baptista, Prof. Doutor Daniel Caldeira e Dr. Pedro Teixeira. O principal objetivo prende-se com a avaliação do impacto do rastreio oportunístico de fibrilhação auricular assintomática na população idosa, com o uso do dispositivo (já aprovado) MyDiagnostick.

Este estudo, que teve início em 2020 com interrupção devido à crise pandémica, abrange 18 unidades de cuidados de saúde primários em zonas rurais de Portugal Continental e prevê a inclusão de 5. 000 participantes com idade igual ou superior a 65 anos – neste momento conta já com a inclusão de mais de 2.000 participantes em oito centros. 

A CETERA, enquanto CRO académica, está envolvida em várias fases desde estudo, desde a sua implementação à gestão total do estudo, interagindo com os vários intervenientes envolvidos (Cardiologistas reconhecidos, equipas dos Centros de Saúde, cardiopneumologistas alocados ao estudo).

Partilhar

Publicações