Na secção de artigos originais podem encontrar-se temas como “Doença de Gaucher e Terapêutica Enzimática de Substituição: Casuística de um Serviço”, “Desafios da Referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados: A Experiência num Hospital”, “Trombose Venosa Cerebral: Uma Visão de 11 Anos Numa Unidade de AVC”, “Tratamento da Hepatite C num Hospital Distrital: Qual o Impacto da Pandemia SARS-CoV-2?” e “Oxigenoterapia em Enfermaria: Implementação de Protocolo de Prescrição”.
O Dr. João Sá, editor-chefe, dedica o editorial ao “Caso das Doenças Raras” e a Prof.ª Doutora Lèlita Santos, na página do presidente, escreve sobre “Os 70 Anos e o Futuro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna”. No capítulo de Guidelines destaca-se o “Protocolo de Orientação Clínica: Abordagem da Hipocalcemia Pós-Cirúrgica”.
Em “Osteogénese Imperfeita Em Adultos: A Experiência de um Centro Hospitalar” apresenta-se uma série de casos clínicos desta patologia menos frequente. O Dr. Juan Urbano aborda, em artigo de opinião, o quotidiano do serviço que dirige: “A Medicina Interna no Hospital de Santa Luzia de Elvas”.
“Sinal do Dente Molar: Um Diagnóstico Atípico em Idade Adulta” e “Amiloidose Bolhosa Oral” são os casos em destaque na rúbrica Imagens em Medicina. Nos Artigos de Revisão destacam-se temas como “Febre de Origem Indeterminada num Hospital Terciário Português: Um Estudo de Coorte”, “Palipocus: Aplicação de POCUS nos Cuidados Paliativos” e “Síndrome de Libertação de Citocinas em Doentes sob Tratamento Oncológico com CAR-T”.
Para aceder à revista, carregue aqui.