Aplicação digital facilita o dia de quem vive com doenças de sobrecarga lisossomal

23/06/22
Aplicação digital facilita o dia de quem vive com doenças de sobrecarga lisossomal

A app Unique Portugal reúne funcionalidades úteis para pessoas com doenças raras para melhorar a sua qualidade de vida. Com conteúdos explicativos das doenças de Gaucher, de Fabry, de Pompe e de Mucopolissacaridose tipo I, o Dr. António Silva, da Associação Portuguesa de Doenças do Lisossoma (APL), considera esta app uma ajuda para compreender melhor estas doenças, com informação fidedigna.

A Sanofi, com o apoio da APL, disponibiliza esta nova aplicação (app) digital para apoiar a jornada dos doentes que veem a sua vida condicionada pelas doenças de sobrecarga lisossomal. Esta é a primeira aplicação digital em Portugal desenvolvida para apoiar o dia a dia das pessoas que vivem com estas doenças raras.

A app destaca-se como uma plataforma digital de fácil acesso e utilização, contando com informação fidedigna. A aplicação pode ser útil na gestão da doença por parte dos próprios doentes, dos seus cuidadores, familiares e amigos. Adicionalmente, os utilizadores poderão personalizar a informação, criando alertas para a medicação e registos diários de monitorização, que podem ser exportados para partilha com o médico especialista. 

Através da app, é ainda possível aceder a notícias, aceitar desafios semanais para o corpo, a mente e o espírito, aceder a dicas nutricionais e realizar exercícios para verificar o nível de condição física, bem como exercícios adaptados para algumas destas doenças em específico. 

Para o Dr. António Silva, da APL, além do apoio no dia a dia dos doentes, esta nova aplicação alavanca a importância da consciencialização no que toca ao espectro das doenças de sobrecarga lisossomal. “O acesso contínuo a informação credível é fundamental para uma maior capacitação dos doentes. Com a criação da Unique Portugal e com todos os conteúdos, informações e desafios inerentes à mesma, surge uma nova forma de encarar as doenças de sobrecarga lisossomal que poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias”, conclui.

A nova aplicação já se encontra disponível na App Store e no Google Play.

Partilhar

Publicações