O curso, sob coordenação do Prof. Doutor Mário Oliveira, é dirigido a médicos que, no âmbito da sua atividade profissional, prestem apoio ao Serviço de Urgência, com contacto e avaliação de portadores de dispositivos eletrónicos cardíacos implantáveis (DECI), nomeadamente pacemakers (PM), ressíncronizadores cardíacos (TRC) e cardioversores-desfibrilhadores implantáveis (CDI).
Os objetivos da iniciativa são conhecer a tecnologia associada aos dispositivos implantáveis em arritmologia, permitir a análise básica e a deteção precoce de anomalias de funcionamento de um PM, TRC ou CDI, quer através do recurso a programador, quer com base no ECG e RX do tórax, identificar possíveis disfunções do DECI e ainda saber as atitudes a tomar perante a deteção de uma disfunção e em situações clínicas especificas.
O curso terá uma duração total de oito horas e será realizado com recurso a programadores, registos e traçados eletrocardiográficos obtidos de casos clínicos, o que permitirá o acompanhamento e desenvolvimento dos conceitos teóricos ministrados, identificação e análise das funções em ambiente de simulador.
Pode consultar o programa do evento aqui.