Apoiar comunidades afetadas pela COVID-19 e VIH, um dos objetivos das bolsas da GILEAD

31/03/22
Apoiar comunidades afetadas pela COVID-19 e VIH, um dos objetivos das bolsas da GILEAD

A Gilead Sciences anunciou a atribuição de bolsas no valor total de 24 milhões de dólares para ajudar a reduzir as disparidades na saúde, melhorar o acesso aos cuidados de saúde de qualidade, promover a educação médica e apoiar as comunidades locais mais afetadas pela epidemia do VIH e pela pandemia de COVID-19.

Os beneficiários irão concentrar-se no avanço em pelo menos uma das três áreas de interesse: Inovação compreensiva no VIH, inovação em saúde digital e educação e sensibilização comunitária. O programa Zeroing In: Ending the HIV Epidemic, vai apoiar 116 organizações em 41 países, incluindo Portugal, onde serão atribuídas bolsas ao Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e à Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” (FPCCSIDA). 

“Embora a comunidade VIH tenha feito enormes progressos para acabar com a epidemia do VIH, a pandemia de COVID-19 criou barreiras e agravou as desigualdades em saúde nas comunidades mais vulneráveis” menciona o Dr. Alex Kalomparis, senior vice president, public affairs, da Gilead Sciences.

 “Estamos a trabalhar com organizações que irão trabalhar junto das comunidades desfavorecidas apoiando-as na procura de soluções inovadoras e eficazes. Os apoios do Programa Zeroing In têm como objetivo aumentar o acesso aos cuidados e serviços na área do VIH reforçando os esforços da Gilead para acabar com a epidemia para todos, globalmente”, refere.

Para impulsionar o progresso nas comunidades locais, as organizações Zeroing In darão prioridade às populações mais afetadas pela epidemia do VIH. Isto inclui projetos de organizações locais focadas em acabar com a epidemia do VIH nas suas respetivas cidades, estados, países ou regiões. As organizações Zeroing In centrar-se-ão em uma ou mais destas três áreas:

  • Programas de inovação compreensiva no VIH: Inclui esforços de testagem em casa que ajudam a colmatar as lacunas no rastreio e prevenção do VIH, programas de serviços de apoio e programas compreensivos de prevenção da doença, incluindo opções de prevenção biomédica
  • Inovação em saúde digital: As estratégias visam promover a literacia em saúde nas áreas de acesso aos serviços de saúde digitais, apoio ao acesso digital em zonas rurais para melhorar os resultados em saúde das pessoas que vivem com VIH, ou apoio à educação em saúde digital das pessoas com barreiras linguísticas, populações envelhecidas, indígenas, migrantes e populações estigmatizadas. 
  • Sensibilização e educação comunitária: Os programas de iniciativa comunitária irão desenvolver recursos para os trabalhadores e voluntários na comunidade, abordar a falta de opções de serviços culturalmente apropriados, quebrar as barreiras entre comunidades e prestadores de serviços, reduzir o estigma e melhorar a educação em torno do VIH.
Partilhar

Publicações