Grande Reportagem: investigação deve caminhar para o diagnóstico precoce

30/03/22
Grande Reportagem: investigação deve caminhar para o diagnóstico precoce

“Temos de arranjar projetos que consigam diminuir a incidência de cancro, permitindo o diagnóstico mais precoce”. Quem o afirma é o Prof. Doutor Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, em entrevista à Grande Reportagem News Farma, projeto a ser lançado brevemente.

Atualmente, a Oncologia tem respostas curativas nos estádios mais precoces da doença. No entanto, há uma lacuna a preencher em projetos dedicados à prevenção e à incidência do cancro, em Portugal, aponta o oncologista. “Temos de continuar a apostar na descoberta de novos tratamentos para essas pessoas. Aumentámos a sua sobrevivência, mas temos de impedir a alimentação da cadeia mais atrás”.

No que diz respeito à doença avançada, os resultados não são tão eficazes. “Até agora, não conseguimos curar muitos mais cancros em estádio avançado. Prolongamos a sobrevivência dos doentes, mas não conseguimos eliminar o problema”.

Através da publicação de reportagens em vídeo, o projeto será um espaço dedicado a novas histórias com várias perspetivas, partilhando experiências e testemunhos de profissionais de saúde.

Vídeo

Partilhar

Publicações