Asma e DPOC em destaque no XXIX Congresso de Pneumologia do Norte

23/03/22
Asma e DPOC em destaque no XXIX Congresso de Pneumologia do Norte

Organizado pelos Serviços de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), o XXIX Congresso de Pneumologia do Norte e as XXXV Jornadas Galaico Durienses reúnem, entre os dias 24 e 26 de março, os principais intervenientes na patologia respiratória.

O evento pretende destacar os desafios e avanços clínico-científicos da nova era que a pandemia inaugurou, nomeadamente, na inovação tecnológica e no desenvolvimento da medicina digital, bem como promover a atualização e discussão sobre os temas centrais da Pneumologia.

No primeiro dia do congresso, destaca-se uma mesa-redonda promovida pela GSK, pelas 11h00, sobre o tema “Os desafios no tratamento da Asma – da Eficácia à Efetividade”, que conta com a moderação do Dr. Ricardo Lima, pneumologista do CHVNGE responsável pela consulta de asma, e com a participação da Dr.ª Daniela Machado, pneumologista no mesmo hospital, e da Dr.ª Rita Boaventura, pneumologista no CHUSJ do Porto.

De seguida, pelas 14h30, segue-se um simpósio satélite dedicado ao “Coração e Pulmão: conversas cruzadas na DPOC”, moderado pelo Prof. Doutor Jorge Ferreira, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEVD), que também conta com o apoio da GSK, e a participação do cardiologista Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho do CHVNGE e da Dr.ª Joana Gomes, pneumologista do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

No dia seguinte, 25 de março, realiza-se uma sessão Meet the Expert sobre as “Respostas práticas para os desafios clínicos no mundo real em asma grave e outras condições de asma eosinofílica”, que conta com a presença do Prof. Doutor Christian Domingo Ribas, da Universidade Autónoma de Barcelona em Espanha.

 Para mais informações sobre o evento, consulte o programa completo aqui.

Partilhar

Publicações