Curso da APFH “Iniciação à Farmácia Oncológica” chega em março

17/02/22
Curso da APFH “Iniciação à Farmácia Oncológica” chega em março

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) realiza o curso de iniciação à Farmácia oncológica. A formação é presencial e decorre entre 4 de março a 4 de junho de 2022, conforme cada módulo, no Hotel Dona Inês em Coimbra.

Este é um curso de nível 1/2 destinado a todos os farmacêuticos hospitalares e será estruturado em quatro módulos.

O primeiro é dedicado à Farmácia Oncohematológica e os conceitos gerais associados. As sessões referentes a este módulo concretizam-se nos dias 4 e 5 de março e a 8 de abril e serão abordados os conceitos básicos da Biologia do Cancro, a terapêutica de suporte, os medicamentos perigosos, avaliação de toxicidades e complicações, ajustes de dose e consulta farmacêutica.

Quanto ao módulo posterior diz respeito aos tumores sólidos. Realiza-se nos dias 9 de abril, 6 e 7 de maio e irá integrar o carcinoma da mama, cancro digestivo, carcinoma da cabeça e pescoço, tumores ginecológicos e urológicos, carcinoma do pulmão e tumores cutâneos.

Já o terceiro e penúltimo módulo concentra-se nos tumores hematológicos. O pretendido é abordar, nos dias 3 e 4 de junho, as leucemias, linfomas, mieloma, síndromes mielodisplásicos e transplante de progenitores hematopoiéticos

O quarto módulo dedica-se às populações especiais onde abordar-se-ão os conceitos básicos de oncologia pediátrica e de oncogeriatria e realiza-se também no dia 4 de junho.

As inscrições estão abertas a todos os interessados, através deste link.

Para aceder ao programa referente ao curso, carregue aqui.

Partilhar

Publicações