Congresso Português de Endocrinologia: “Criámos espaços para ir além da especialidade”

24/01/22
Congresso Português de Endocrinologia: “Criámos espaços para ir além da especialidade”

A poucos dias do início do Congresso Português de Endocrinologia – 73.ª Reunião Anual, promovida pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), a News Farma entrevistou o Dr. João Jácome de Castro, que enfatizou os aspetos mais relevantes da edição, apelando à adesão de todos os que tiverem interesse na especialidade médica, a comparecerem, entre os dias 3 e 6 de fevereiro de 2022, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Assista ao depoimento em vídeo.

“A primeira palavra é de desafio”, começa por dizer o presidente da SPEDM, o Dr. João Jácome de Castro, sobre a retoma das reuniões presenciais, suspensas no ano passado devido à COVID-19.

Na presente edição, vão marcar presença oradores de renome nacional e internacional, médicos e investigadores com carreiras dedicadas à investigação e tratamento das doenças das glândulas endócrinas - designadamente a diabetes –, contando ainda com a participação de outros profissionais: “o congresso não é só para endocrinologistas. É fundamental destacar os internos da Endocrinologia, mas também queremos abranger todas as pessoas que se interessem, sejam internistas, colegas de Medicina Geral e Familiar, e profissionais da Medicina Nuclear. Desde que gostem de Endocrinologia estão em sua casa”.

Além da diabetes, serão também debatidas outras patologias endócrinas como as doenças da tiroide ou a obesidade, que já foi considerada pela Organização Mundial da Saúde a epidemia do Sec. XXI. Em Portugal, mais de metade da população adulta tem excesso de peso e cerca de 17% é obesa.

Um programa, segundo adianta o Dr. João Jácome de Castro, que se vai caracterizar por ser “muito interessante, apelativo e abrangente”. A sessão principia com cinco cursos pré-congresso, quatro deles estão completos, nomeadamente, o curso prático de Enfermagem em Endocrinologia; Medicina Molecular para a prática clínica; Monitorização contínua da glicose e dispositivos perfusores de insulina; Ecografia da tiroide.

O evento contará igualmente com inúmeras conferências e simpósios para contribuir para a formação contínua de todos aqueles que se reveem de alguma forma pela área das doenças endócrinas.

Para aceder ao programa preliminar carregue aqui.

Vídeo

Partilhar

Publicações