Coração de porco transplantado pela primeira vez com sucesso numa pessoa

12/01/22
Coração de porco transplantado pela primeira vez com sucesso numa pessoa

Realizou-se no passado dia 7 de janeiro, em Baltimore, nos Estados Unidos da América, a primeira cirurgia com sucesso de um transplante de coração de porco numa pessoa. David Bennett, de 57 anos, recebeu um coração de porco geneticamente modificado e será monitorizado durante as próximas semanas para analisar a reação ao novo órgão.

Esta segunda-feira, os médicos do centro clínico da Universidade de Maryland informaram que o doente se encontra bem, após a primeira cirurgia, que durou cerca de sete horas.

Food and Drug Administration (FDA) autorizou que a cirurgia se realizasse em regime de exceção no dia 31 de dezembro. Esta autorização é dada quando um produto médico, neste caso o coração do porco geneticamente modificado, é a única opção para um paciente em risco de morte.

"Esta foi uma cirurgia nova que nos aproxima mais de resolver problemas relacionados com a escassez de órgãos para transplante. Não existem, simplesmente, dadores de órgãos suficientes para satisfazer a longa lista de potenciais recetores”, explicou o cirurgião responsável pela operação, Dr. Bartley P. Griffith.

Segundo a Universidade de Maryland, existem atualmente 110 mil pacientes americanos a precisar de um transplante de órgão, e mais de seis mil doentes nos Estados Unidos da América morrem todos os anos antes de poder realizar a cirurgia.

Fonte: Observador

Partilhar

Publicações