Exercício físico e cancro em destaque na 2.ª edição do Symposium ONCOFIT

12/01/22
Exercício físico e cancro em destaque na 2.ª edição do Symposium ONCOFIT

Em março de 2022 chega a 2.ª edição do Symposium ONCOFITFrom Sports Lab to Cancer Clinic”, reunião organizada pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), através do programa ONCOMOVE. O Simpósio reúne diversos especialistas, nos dias 18 e 19, para debaterem ideias e conhecimentos, baseados em evidências científicas, sobre o exercício físico enquanto tratamento de suporte em Oncologia.

As sessões presenciais têm lugar no Centro de Reabilitação do Norte, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e nelas participam investigadores, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, bem como peritos das mais diversas áreas relacionadas com o Exercício, Nutrição, Psicologia, Oncologia, Cardiologia e Reabilitação.

“A evidência científica mostra-nos que a atividade física e o exercício físico são ótimos aliados da pessoa que vive com e para além da doença oncológica”, começa por afirmar a Dr.ª Ana Joaquim, oncologista e vice-presidente da AICSO. Apesar de já se saber muito sobre a dose e a intensidade certa de exercício físico nas múltiplas fases da doença, a médica acrescenta que, “em Portugal, ainda não existe a translação deste conhecimento para a prática clínica. É um gap que se pretende ajudar a preencher com este Simpósio.”

O Prof. Doutor Lee Jones, investigador do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos da América, e um dos mais conceituados fisiologistas do mundo, é um dos oradores convidados. O especialista será palestrante de uma keynote lecture sobre a translação de ensaios fase 1 para ensaios fase 3 de exercício e cancro. Além desta palestra está também uma outra confirmada sobre os modelos de integração do exercício na prática clínica e o papel das sociedades científicas, a cargo do professor Nicolas Hart da faculdade australiana, Flinders University, e membro da Multicional Association of Supportive Care in Cancer (MASCC), que inclui representantes de 70 países.

Entre os temas já mencionados, outros assuntos vão estar igualmente em destaque na 2.ª edição ONCOFIT, entre eles "O papel da Reabilitação Cardíaca na Reabilitação Oncológica", "A importância da Suplementação Nutricional", incluindo a Vitamina D, na função do músculo, e a sua importância na eficácia do exercício físico ao longo da jornada do doente oncológico.

Para mais informações consulte o programa científico preliminar aqui.

As inscrições, que podem ser feitas aqui, já estão abertas e o prazo para submissão de resumos termina no próximo dia 14 de fevereiro. 

Partilhar

Publicações