Retina, inflamação e genética em destaque no 64.º Congresso Nacional da SPO

07/12/21
Retina, inflamação e genética em destaque no 64.º Congresso Nacional da SPO

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) realiza nos dias 9, 10 e 11 de dezembro o 64.º Congresso Português de Oftalmologia, em formato presencial, no Hotel Tivoli na Marina de Vilamoura. Os temas principais do Congresso deste ano são a retina, a inflamação e a genética.

Este que é o principal evento realizado na área da Oftalmologia em Portugal, reúne diversos especialistas para debater e refletir sobre a inovação científica nas áreas da retina, inflamação e genética, durantes os últimos anos, que são relevantes quer a nível de caracterização clínica de diversas patologias, quer a nível de intervenção terapêutica médica e cirúrgica.

No que diz respeito às doenças da retina, esta foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia devido à diminuição em 16,5% nos rastreios de retinopatia diabética durante o ano de 2020, o que deixa os oftalmologistas em alerta pelo potencial de cegueira associado a esta doença e à degenerescência macular da idade (DMI), que também afeta a retina.

Existem, no entanto, muitas outras doenças oculares como os erros refrativos, as cataratas, o glaucoma, doenças genéticas e neoplasias que afetam o olho que são igualmente preocupantes e carecem da necessidade da continuidade dos tratamentos e acompanhamento destes doentes, mesmo em contextos pandémicos. 

“As doenças oculares têm na maioria dos casos o denominador comum do fator tempo, como algo determinante. Tempo que às vezes não temos e como sabemos ficou limitado, em alguns casos, por causa da pandemia da COVID-19. É neste contexto que a SPO se compromete por um lado, a continuar a acompanhar os profissionais de saúde que tratam os doentes nas mais diversas patologias da visão; e por outro lado, continuar a trabalhar junto dos portugueses e na literacia para a saúde para que haja mais consciência do que representam as doenças oculares e de que forma estas podem ser tanto prevenidas como tratadas. Lembramos sempre que preservar a saúde dos olhos é preservar um dos nossos sentidos mais preciosos, a visão.”, refere o Prof. Doutor Rufino Silva, presidente da SPO.

Durantes estes três dias, o Congresso Nacional da SPO vai realizar vários cursos nas diferentes áreas científicas da oftalmologia, cada dia dedicado a um dos temas: retina, inflamação e genética. A European Accreditation Council for Continuing Medical Education (EACCME) acreditou recentemente o 64.º Congresso Nacional da SPO com três créditos europeus.

Para mais informações sobre o evento e o respetivo programa, por favor consulte o site.

Partilhar

Publicações