Serviço de Imunoalergologia do CHULN celebra 60 anos

07/12/21
Serviço de Imunoalergologia do CHULN celebra 60 anos

O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) assinalou os 60 anos de atividade assistencial com uma sessão na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). A Dr.ª Elisa Pedro e o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira comentaram, à My Alergologia, particularidades deste Serviço onde começou a especialidade de Imunoalergologia, em Portugal. Veja os vídeos.

A Dr.ª Elisa Pedro, diretora do Serviço de Imunoalergologia do CHULN, evidenciou a “história longa de 60 anos”, com “alguns percalços”, porém “muito feliz”. Pautado pelo constante crescimento, o Serviço tem a particularidade de tentar ao longo dos anos “manter a atualidade e desenvolver novas áreas”, afirmou a Dr.ª Elisa Pedro, que evidenciou a ligação à FMUL e à investigação.

Para a responsável pelo Serviço, o “ambiente coeso entre colegas” sempre deu as cartas. Na sua perspetiva, “a camaradagem e o bom ambiente entre as pessoas que trabalham no Serviço todos os dias é importante”.

Sublinhando a qualidade da equipa, a Dr.ª Elisa Pedro também focou o papel do Serviço de Imunoalergologia do CHULN durante a pandemia por COVID-19. “Nesta fase pandémica, fomos chamados a colaborar e a dar resposta a muitos doentes referenciados pelos centros de saúde, com questões e dúvidas sobre a hipótese e probabilidade de reação alérgica às vacinas”, disse. “De acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde, fomos elaborando protocolos e conseguimos dar resposta na triagem dos doentes e na administração de vacinas em meio hospitalar. O processo ainda está em curso atualmente”, acrescentou.

 

Articulação com a SPAIC

O Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, diretor da Clínica Universitária de Imunoalergologia da FMUL e presidente da SPAIC - Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica -, parabenizou a jornada de 60 anos, que tem sido muito produtiva e “sempre numa articulação dos três pilares fundamentais: assistencial; investigação clínica; formação de novos médicos”.

Como não poderia deixar de ser, sublinhou a articulação do Serviço de Imunoalergologia do CHULN com a SPAIC. Trata-se de uma ligação que “tem surgido naturalmente”, na medida em que os médicos apresentam os trabalhos nos “fóruns primordiais da discussão imunoalergológica em Portugal, que são as reuniões anuais da SPAIC”. Além disso, “os médicos do Serviço de Imunoalergologia do CHULN são membros muito ativos nas iniciativas da SPAIC”.

Mostrando orgulho em pertencer ao Serviço e presidir a SPAIC, o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira frisou um aspeto largamente evidenciado durante a cerimónia: “A amizade entre várias pessoas, a cordialidade e o respeito, que são valores fundamentais quer para o Serviço, quer para a Sociedade.”

A cerimónia comemorativa do 60.º aniversário do Serviço de Imunoalergologia do CHULN realizou-se no dia 26 de novembro e pretendeu não só fazer uma retrospetiva do passado, mas também refletir sobre o presente e perspetivar o futuro da Imunoalergologia no CHULN. Assim, o Prof. Doutor Manuel Pereira Barbosa, diretor jubilado do Serviço de Imunoalergologia do CHULN, focou aspetos históricos, entre eles a criação oficial, em 1961, da “consulta de Alergia Respiratória”, à data, coordenada pelo Prof. Doutor Antero da Palma Carlos, no Serviço de Doenças Pulmonares. A atualidade e o futuro foi um assunto abordado pela Dr.ª Elisa Pedro e o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira falou na articulação com a SPAIC.

Partilhar

Publicações