Premiada investigação nacional sobre relação entre doença de Parkinson e diabetes

02/12/21
Premiada investigação nacional sobre relação entre doença de Parkinson e diabetes

Uma investigação de cientistas portugueses sobre a possibilidade de impedir o desenvolvimento da doença de Parkinson atuando sobre a enzima degradadora da insulina foi distinguido com o Prémio Nacional de Diabetologia.

Segundo os investigadores da Nova Medical School, o objetivo é investigar “se é possível evitar a agregação de proteínas no cérebro e a morte de neurónios, impedindo o desenvolvimento da doença de Parkinson, ao atuar sobre a enzima degradadora da insulina, que, podendo ser medida no sangue, poderá também permitir identificar os doentes com diabetes tipo 2 que estão em maior risco de desenvolver a doença de Parkinson”.

Em entrevista à agência Lusa, o cientista Prof. Doutor Hugo Vicente Miranda considerou esta investigação “muito importante” porque ainda existe “algum desconhecimento de que a diabetes, embora tenha tratamentos que conseguem melhorar a vida e salvar a vida”, desenvolve outro tipo de doenças, algumas do foro do cérebro, como a doença de Alzheimer e de Parkinson.

“Estou a tentar relacionar de que forma é que as pessoas que têm diabetes vêm a desenvolver a doença de Parkinson” para tentar preveni-la, afirmou o investigador principal no Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Nova Medical School, acrescentando que “o que este estudo vai tentar perceber é se compensarmos a perda desta enzima degradadora de insulina, conseguimos prevenir que esta proteína tóxica em Parkinson comece a agregar-se e comece a ser tóxica e a matar neurónios”.

Sublinha ainda que se “estes estudos genéticos [feitos em modelos animais] disserem que o aumento da enzima degradadora de insulina protege do desenvolvimento da doença”, é sinal que estão “num passo muito mais à frente para desenvolver estratégias farmacológicas que consigam ir ao cérebro e consigam aumentar no cérebro esta enzima”.

Caso isso se confirme será não só uma hipótese de tratamento para prevenir que os doentes com diabetes mellitus tipo 2 venham a desenvolver Parkinson, mas também uma possível terapia para os doentes que sofrem desta patologia.

“Portanto, tem estas duas valências de prevenir o desenvolvimento da doença e de tratar a doença”, finalizou o Prof. Doutor Hugo Vicente Miranda.

 

Fonte: Lusa

Partilhar

Publicações