Unidade portuguesa nomeada pela primeira vez para formação internacional na área da Ortopedia
23/11/2021 12:12:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Unidade portuguesa nomeada pela primeira vez para formação internacional na área da Ortopedia

Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas acaba de ser nomeada "Teaching Center" da Société Européenne de Chirurgie de l’Epaule et du Coude (SECEC), tornando-se no primeiro centro do país com esta credenciação.

Segundo o Dr. António Cartucho, coordenador da Unidade de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas, “ser considerado "Teaching Center" por uma das sociedades científicas mais prestigiadas, na área do ombro e cotovelo, revela o reconhecimento da excelência da prática clínica, da atividade científica e da capacidade de ensino prático e teórico na área do ombro e cotovelo.”

Para ser membro da SECEC é necessário preencher um exigente formulário curricular, requisito que é cumprido pelo Hospital CUF Descobertas: “Desde há 15 anos que temos um programa de fellowship pelo qual passaram mais de 30 cirurgiões nacionais e internacionais”, revela o ortopedista. Trata-se de um estágio, com a duração mínima de três meses e máxima de um ano, onde é dada formação teórica e prática na área de cirurgia do ombro e cotovelo.

Para tal, os fellows participam em todas as atividades do hospital: desde a consulta, às cirurgias, às urgências que chegam ao atendimento permanente, às reuniões clínicas, até ao trabalho de investigação, com a produção de um trabalho científico para publicação.

“Agora, por sermos um centro credenciado pela SECEC, passam a poder participar em Portugal, no nosso programa de fellowship, todos os cirurgiões ortopédicos europeus, com interesse na área do ombro, que se candidatem através da SECEC, preenchendo os requisitos necessários”, informa o coordenador da Unidade de cirurgia do ombro e cotovelo do Serviço de Ortopedia do Hospital CUF Descobertas.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019