Plataforma Geração Saudável Sénior comemora o primeiro aniversário
19/11/2021 14:50:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Plataforma Geração Saudável Sénior comemora o primeiro aniversário

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) desenvolveu, em 2020, uma Plataforma de capacitação do farmacêutico para a intervenção comunitária, no âmbito do projeto “Geração Saudável Sénior”.

Assim, os farmacêuticos e membros-estudantes da OF têm acesso a cursos e materiais exclusivos, cientificamente estruturados e cuidadosamente validados sobre várias temáticas de saúde, para realizar sessões de (in)formação junto da(s) sua(s) comunidade(s).

Este projeto, iniciado em 2012 com a Geração Saudável nas escolas, esteve sempre destinado a promover uma maior autonomia e literacia em saúde junto da sociedade civil.  A partir de 2016 passou a comtemplar a comunidade sénior, estando presente em diversas instituições, e desde o ano transato sofreu uma transformação digital, para melhorar a sua abrangência, comemorando esta sexta-feira, dia 19 de novembro, o primeiro aniversário da plataforma.

Durante o seu primeiro ano de vida, a Plataforma Geração Saudável Sénior, dinamizada pela SRSRA-OF, capacitou dezenas de farmacêuticos de norte a sul do país, por forma a que sejam uma força motriz na promoção e educação para a saúde pública. Os farmacêuticos e membros-estudantes da OF envolvidos na iniciativa promoveram a adoção de estilos de vida saudáveis, alertaram para a ocorrência de possíveis patologias e relevaram a importância da prevenção em saúde.

A iniciativa, que recebeu, em 2019, o 1.º Prémio do Concurso Comunicar Saúde do Centro Ciência Viva, conta com diversos parceiros, além do Centro Ciência Viva, como a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP), a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), o Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária, e as companhias farmacêuticas Novo Nordisk e AstraZeneca.

“O aumento de literacia em saúde, a promoção da consciencialização das pessoas face às suas escolhas em saúde e as ferramentas/ materiais disponíveis, são um desafio da saúde pública em Portugal. Os farmacêuticos estão à altura deste desafio que pretende, para além, da valorização da profissão, reforçar o seu papel como agentes da saúde próximos da população. Assim, a SRSRA-OF, alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Saúde, disponibiliza esta plataforma de capacitação do farmacêutico com o intuito de potenciar a literacia em saúde da sociedade civil”, afirma o Dr. Luís Lourenço, presidente da direção da SRSRA-OF.

Atualmente, estão disponíveis cursos sobre as temáticas da diabetes, do uso seguro e responsável do medicamento, das doenças cardiovasculares e muito em breve o curso de doenças respiratórias, sendo que para frequentá-los, gratuitamente, basta efetuar o registo aqui.

Pode aceder ao vídeo tutorial e saber como pode efetuar o seu registo.

Reveja a sessão de lançamento e conheça ao pormenor esta plataforma.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019