Lançamento do Grupo de Estudos para a Fibrose Quística
18/11/2021 17:15:17
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Lançamento do Grupo de Estudos para a Fibrose Quística

Dr.ª Pilar Azevedo esteve presente no 37.º Congresso de Pneumologia, e apresentou o novo Grupo de Estudos para a Fibrose Quística, do qual é coordenadora. Em entrevista à News Farma explicou a importância do projeto e a forma como vai atuar em benefício do doente.

A especialista assume que a fibrose quística é uma doença rara, porém que ataca um significativo número de portugueses, com uma forte taxa de mortalidade associada. Foi a pensar nesses doentes que surgiu a necessidade de criar um grupo de estudos que permita fortalecer o ramo da investigação e explorar a fundo esta patologia, em Portugal.

Trata-se de uma doença de foro genético que surge em idades muito precoces e que não tem cura. Porém, muito tem sido o trabalho científico desenvolvido, no sentido de aumentar a esperança média de vida, e que hoje permite ao doente chegar à idade adulta através de novos tratamentos.

A Dr.ª Pilar Azevedo afirma que a fibrose quística sofreu uma grande mudança de paradigma com a introdução de novas possibilidades de intervenção terapêutica, como novos fármacos que podem ser utilizados no âmbito da Medicina de precisão.

Acredita que é uma missão dos pneumologistas “tomar conta” destes doentes quando transitam da Pediatria para o acompanhamento em fase adulta, e que é importante que as novas gerações de clínicos estejam sensibilizadas para esta problemática.

O núcleo pretende instaurar “normativas muito claras” em relação ao acompanhamento deste grupo de doentes, e tornar-se uma ponte institucional com a tutela, com a indústria farmacêutica, e com as entidades responsáveis no campo da Medicina.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019