Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro é reeleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
12/10/2021 13:24:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro é reeleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
O Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, professor catedrático e especialista em Pneumologia, foi reeleito, por unanimidade, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), para o biénio 2021-2023.

Desta forma, o então eleito diretor da FMUC dá continuidade ao Plano de Ação (PA) que sustentou a candidatura apresentada em 2019, o qual incide em quatro áreas estratégicas: Ensino e Formação, Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Prestação de Serviços, Gestão, Organização e Recursos, Relações Institucionais, Parcerias e Internacionalização.

Apesar de todos os constrangimentos relacionados com a pandemia que marcaram o anterior mandato, o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro faz um balanço positivo. “A pandemia acabou por constituir uma aprendizagem para todos nós. Apesar de muitos projetos terem sido adiados, assistimos a uma verdadeira onda de coesão e solidariedade que se fez notar nas mais variadas ocasiões. O corpo docente, assim como toda a escola, tudo fez para minimizar os danos e não colocar em causa o plano formativo dos estudantes, ainda que tenham sido suspensas temporariamente as aulas práticas de medicina que envolviam contato com doentes. Assistimos a uma enorme mobilização dos estudantes da Faculdade de Medicina, que, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), deram apoio na realização de inquéritos epidemiológicos. Os últimos anos colocaram-nos à prova, não só a nível profissional mas também humano”.

Além de professor catedrático, o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro é também diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente eleito da European Respiratory Society (ERS), sociedade científica global dedicada à investigação e formação em torno das patologias respiratórias.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019