Desafios para o envelhecimento em debate no Alentejo
08/10/2021 18:43:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Desafios para o envelhecimento em debate no Alentejo

A partir do dia 1 de outubro, dia em que se assinalou o Dia Mundial do Idoso, estão abertas as inscrições para o Aging Challenges - Innovation Think Thank (ITT), um programa de certificação internacional da Siemens Healthineers, que promove o debate sobre várias questões relativas ao setor da saúde, através da metodologia de estímulo ao pensamento crítico e inovador.

A Universidade de Évora e o Hospital do Espírito de Santo de Évora (HESE) são parceiros deste programa, que pretende reunir um painel de participantes, nacionais e internacionais, interdisciplinar, dirigido a investigadores, membros do corpo docente universitário, consultores, profissionais da área da saúde, estudantes e comunidade. O ITT irá decorrer entre os dias 1 e 11 de novembro, em Évora.

O Alentejo é a região mais envelhecida de Portugal, com 25,6% da população com mais de 65 anos, por isso, através de debates e palestras, pretende-se estimular soluções para os seus principais desafios médicos, socio económicos e demográficos. Ao longo deste programa, os participantes terão a oportunidade de adquirir abordagens de co-implementação, trabalhando nos desafios mais significativos dos sistemas de saúde com foco na região.

No âmbito deste programa, o Dr. Ivan França, country head da Siemens Healthineers em Portugal, afirma que “enquanto empresa, pretendemos fomentar a inovação e a investigação e trazer o ADN de inovação da Siemens Healthineers para Portugal, começando em Évora. A implementação do Innovation Think Tank é uma iniciativa internacional, cientificamente validada, que nos permite agir localmente e pensar globalmente”.

A Dr.ª Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE, realça também que o “Innovation Think Tank constitui uma nova forma de reflexão e criação de ideias, reunindo especialistas de várias áreas científicas, clínicas e empresariais, de nível nacional e internacional, em torno de uma questão crucial que requer uma reflexão intelectual, inovadora e criativa, principalmente no contexto do Alentejo caracterizado por uma população particularmente envelhecida.”

Esta iniciativa funcionará em formato híbrido com participações presenciais ou por vídeo conferência.

As candidaturas para o Innovation Think Thank estarão disponíveis no site da Universidade de Évora.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019