“Se já viu, tem de ir ver”: GER lança campanha de sensibilização sobre doenças da retina

29/09/21
“Se já viu, tem de ir ver”: GER lança campanha de sensibilização sobre doenças da retina
A propósito do Dia Mundial da Retina, que se assinala hoje, dia 29 de setembro, o Grupo de Estudos da Retina de Portugal (GER) lança a campanha de sensibilização que incentiva à ação “Se já viu, tem de ir ver” e tem como mote “A Retina não pode esperar”. O objetivo passa por aumentar o conhecimento da população sobre a degenerescência macular da idade (DMI) e a retinopatia diabética, alertando para a importância de estar atento aos sintomas mais frequentes, de forma a que o diagnóstico seja realizado de forma precoce.

Até outubro, mês em que se assinala o Dia Mundial da Visão, no dia 14, a campanha vai contar com publicações informativas nas redes sociais do GER, mupis com imagens de sensibilização, em várias estações de comboios por todo o país, e um vídeo de sensibilização nas estações de metro do Porto. O mesmo vídeo vai também ser transmitido em diversos centros de Saúde em Lisboa e no Porto, juntamente com a distribuição de cartazes e folhetos informativos sobre as doenças da retina.

“A visão desempenha um papel crítico em todas as fases e atividades da vida, sendo crucial procurar ajuda assim que são detetadas as primeiras alterações. Com esta iniciativa o GER pretende sensibilizar a população para os sintomas mais comuns da DMI e retinopatia diabética de forma a facilitar o diagnóstico e tratamento precoces. Uma população bem informada é uma população preparada”, explica a Prof. Doutora Ângela Carneiro, presidente do GER e oftalmologista, especialista em doenças da retina.

A DMI é considerada, a nível mundial, a terceira principal causa de cegueira no mundo e a primeira nos países desenvolvidos, considerando a população com idade igual ou superior a 55 anos. Afeta entre 10 e 13% das pessoas acima dos 65 anos, estimando-se que a sua prevalência duplique até 2030. Em Portugal, estima-se que afete mais de 350 mil pessoas.

Apelando à ação por parte dos atuais ou potenciais doentes e seus cuidadores, a campanha “Se já viu, tem de ir ver” pretende incentivar quem já viu ou conhece alguém que já tenha visto algum destes sintomas, que afetam a visão, a procurar ajuda junto de um médico oftalmologista, especialista em doenças da retina. Alerta ainda para o facto de o tratamento não poder ser adiado, uma vez que as lesões provocadas na retina são irreversíveis, podendo conduzir a situações de cegueira.

Para mais informação, consulte a página do Grupo de Estudos da Retina: https://www.ger-portugal.com/index.

Partilhar

Publicações