Ensaio clínico mostra que medicamento para o cancro é eficaz contra a malária
03/09/2021 11:18:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Ensaio clínico mostra que medicamento para o cancro é eficaz contra a malária
O fármaco imatinib, frequentemente utilizado no tratamento de leucemia mielóide crónica ou para tumores gastrointestinais, demonstrou, no decorrer de um ensaio clínico de fase 2, ser totalmente eficaz em apenas três dias juntamente com o tratamento tradicional contra a patologia parasitária, que já matou milhões em todo o mundo.

O estudo divulgado no Journal of Experimental Medicine, reporta um artigo publicado na revista Galileu. Em junção ao tratamento tradicional contra a doença parasitária, o medicamento eliminou em 48 horas o parasita plasmodium em 90% dos doentes e em 100% deles no período de três dias.

O fármaco atua ao bloquear as enzimas envolvidas no crescimento dos tumores cancerígenos, no entanto consegue igualmente impedir a disseminação do plasmodium. Os doentes medicados com imatinib experienciaram um alívio da febre em menos da metade do tempo, comparativamente a pessoas que passaram pelo tratamento padrão, mas não tomaram o fármaco.

O estudo envolveu doentes da província de Quang Tri, no Vietnam, local onde se crê que o parasita da malária tenha ganho resistência contra a ação de medicamentos. No estudo, descreve a Galileu, os cientistas notaram que 33% dos doentes submetidos ao tratamento tradicional, sem a toma de imatinib, ainda apresentavam parasitas na corrente sanguínea após três dias.
"As taxas de eliminação atrasadas são um precursor e um indicador da resistência potencial aos medicamentos, que tem sido um problema com a malária por décadas", disse o Prof. Doutor Philip Low, líder do estudo.

A equipa espera agora receber aprovação da agência federal, Food and Drug Administration (FDA), para a realização de um ensaio clínico de fase 3.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019