A Abtrace utiliza dados armazenados nos registos eletrónicos de saúde, juntamente com ferramentas de inteligência artificial, para agilizar e melhorar decisões clínicas nos cuidados de saúde primários. O software baseado na cloud, atualmente já disponível no mercado inglês, apoia os profissionais de saúde na monitorização de doenças crónicas.
O combate à pandemia deixou os centros de saúde com reduzida capacidade de resposta a uma procura ainda mais acentuada dos seus serviços, sendo que o uso deste software permite uma maior eficiência na gestão das ações clínicas e dos recursos humanos que as executam.
Simultaneamente, a equipa da Abtrace está também a colaborar com centros de saúde do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) num projeto que abrange mais de meio milhão de pacientes no desenvolvimento de algoritmos para a deteção precoce de novas doenças, particularmente o cancro.
“Este financiamento permitirá à Abtrace transformar o que é hoje uma ferramenta baseada em dados que monitoriza e automatiza o cumprimento das diretrizes de atuação clínica e evita múltiplas visitas ao médico, numa plataforma inteligente que acompanha em tempo real a jornada do doente nos cuidados primários, desde a gestão e monitorização das condições pré-existentes até à identificação precoce de novas doenças", afirma o CEO da Abtrace, o Dr. Umar Naeem Ahmad.