33 bolsas atribuídas para o doutoramento Maria de Sousa

04/08/21
33 bolsas atribuídas para o doutoramento Maria de Sousa

Trinta e três bolsas de investigação na área da epidemiologia e virologia, incluindo pandemias, vão receber um financiamento de 2,4 milhões de euros do concurso para doutoramento Maria de Sousa, anunciou esta terça-feira, dia três de agosto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Este concurso pretende financiar investigações para doutoramento orientadas para a obtenção de novos conhecimentos e competências para respostas a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e num apoio efectivo aos cidadãos.

A este concurso, aberto em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), foram submetidas 46 candidaturas e as 33 bolsas a atribuir correspondem a uma taxa de sucesso de 87% das candidaturas avaliadas.

A epidemiologia e factores de risco de infecção e doença grave pelo vírus; as estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas; as abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias para o diagnóstico da doença; a caracterização dos mecanismos de infecção viral, as repercussões da infecção viral na saúde materna e no recém-nascido e o impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia são alguns dos objectivos destas investigações.

As bolsas de investigação para doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Esta é a 2.ª edição do concurso de atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em epidemiologia e virologia. A 1.ª edição financiou 50 bolsas, num investimento global de 3,5 milhões de euros.

Partilhar

Publicações