SPA entrega prémio ao vencedor da Bolsa Akira

29/07/21
SPA entrega prémio ao vencedor da Bolsa Akira
No passado dia 23 de julho, realizou-se a cerimónia de entrega da Bolsa Akira, prémio desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), em parceria com a Daiichi Sankyo. A News Farma esteve presente no evento, e falou com o responsável pelo projeto vencedor, o Dr. Francisco Vasques-Nóvoa, e com o presidente da SPA, Dr. João Sequeira Duarte, que fizeram o balanço desta primeira edição, enquanto participante e organizador, respetivamente.

O projeto de investigação do Dr. Francisco Vasques-Nóvoa, com o tema "Fenotipagem lipídica e inflamatória na aterosclerose", destacou-se dos outros sete concorrentes, vencendo assim o prémio de 10 mil euros, fornecido pela Bolsa Akira. O médico do Centro Hospitalar Universitário de São João mostrou-se “honrado” por vencer a primeira edição e revelou a importância para os internos deste tipo de iniciativas.

“Para nós é muito importante ter acesso as estas fontes de financiamento para podermos iniciar a nossa carreira científica, a par da nossa carreira clínica. Muitas vezes encontramos esta barreira na obtenção de verba, e estes fundos, nomeadamente provenientes das Sociedades, permitem iniciarmos trabalhos que são um primeiro passo para voos mais altos”, explica o Dr. Francisco Vasques-Nóvoa.

Segundo o próprio, o prémio monetário será aplicado, maioritariamente, na pesquisa de novos marcadores inflamatórios nos doentes em estudo, na tentativa de fenotipar o risco inflamatório. O processo passa por quantificar um painel alargado com mais de 200 marcadores distintos, e posteriormente cruzar com a informação prévia obtida, com o objetivo de agrupar fenótipos de doença aterosclerótica, que responderão de forma diversa às terapêuticas clínicas.

O Dr. João Sequeira Duarte mostrou-se, em primeiro lugar, agradado com o sucesso da parceria da SPA com a Daiichi Sankyo, que permitiu mobilizar a comunidade médica e científica a participar nesta primeira edição da Bolsa Akira, fomentando o conhecimento da realidade atual da aterosclerose.

“Tivemos oito projetos participantes, e o júri teve particular dificuldade em decidir o vencedor. Passaram várias reuniões até chegarmos a um consenso e definir o projeto que iríamos financiar. Foi, de facto, agradável poder constatar a realidade da investigação clínica em Portugal.”

Apesar da satisfação inerente ao apoio a este tipo de iniciativas, o presidente da SPA explica que o impacto na prática clínica não é imediato, mas que a primeira relevância substancial é logo para as equipas responsáveis pelos projetos, uma vez que adquirem um rigor e uma metodologia que aplicam no dia a dia.

“Para a comunidade clínica ser informada são necessários resultados comprovados e consistentes, e é esse o grande desafio para este projeto vencedor, que promete dar-nos ferramentas e outra luz sobre outros marcadores das centenas que têm sido propostos.”

O Dr. João Sequeira Duarte termina agradecendo à Daiichi Sankyo pelo apoio prestado na iniciativa, anunciando que a segunda edição da Bolsa Akira já está assegura, e deseja que o projeto tenha continuidade por vários anos.

Assista ao vídeo:

Partilhar

Publicações