Anunciado o primeiro curso de impressão 3D para o setor da saúde em Portugal
20/07/2021 17:58:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Anunciado o primeiro curso de impressão 3D para o setor da saúde em Portugal

"Impressão 3D para a Saúde: do problema à solução", em parceria com a NOVA Medical School e o FCT FabLab, é um curso essencialmente prático, presencial e com duração de quatro dias, com a primeira edição a começar dia 30 de setembro. 

A NOVA School of Science and Technology e a FCT NOVA anunciam o curso "Impressão 3D para a Saúde: do problema à solução". O curso presencial de quatro dias é uma resposta a um dos segmentos de inovação e especialidade que mais cresce no setor da saúde, a impressão 3D, e destina-se a todos os profissionais de saúde que na sua atividade recorrem cada vez mais ao fabrico aditivo, nomeadamente ortopedistas, neurocirurgiões ou fisiatras, entre outros. 

Trata-se de um curso essencialmente prático, com o objetivo de acompanhar todos os passos de uma impressão 3D, desde a recolha de dados até ao desenvolvimento do modelo, sem esquecer a preparação do modelo para impressão e pós-processamento. Durante o curso, os alunos terão aulas práticas no FCT FabLab e terão oportunidade, durante a fase de desenvolvimento de projeto, de executar uma peça 3D adequada à sua área de especialidade.

Os avanços na impressão 3D na saúde estão a captar a atenção no campo dos cuidados de saúde graças ao seu potencial para melhorar o tratamento de inúmeras situações médicas e permitir o desenvolvimento de soluções de acordo com as necessidades clínicas e funcionais de cada doente. O curso "Impressão 3D para a Saúde: do problema à solução" demonstra, através de diferentes exemplos de casos, como esta tecnologia pode ser adaptada a cada paciente e está na linha da frente da inovação. A utilização desta tecnologia para rapidamente converter informação digital em objetos físicos, aumentará a sua utilização e adaptação em novas aplicações de cuidados de saúde. Entre as áreas que estão neste momento a usar a impressão 3D, destaca-se a Reabilitação, a Reumatologia, a Cirurgia Ortopédica e a Odontologia. 

Consulte mais informações aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019