Já é conhecida a start-up vencedora da 6.ª edição do STEM4Health
19/07/2021 15:21:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Já é conhecida a start-up vencedora da 6.ª edição do STEM4Health

A Actif Age é uma start-up que consiste num serviço de subscrição de atividades digitais interativas para idosos com sessões especializadas e adaptadas a qualquer condição física ou mental.

“É muito gratificante sermos reconhecidos e este evento também possibilitou que divulgássemos junto de diversas pessoas o que temos estado a trabalhar”, explica a Dr.ª Sara Gonçalves, Co-funder e CEO da Actif Age. “Existe muito valor na comunidade de empreendedorismo em Portugal e, por isso, sabemos que a competição também é sempre exigente”, acrescenta.

Segundo a própria, a pandemia veio alertá-la para uma problemática que existe há várias décadas: a desvalorização da necessidade de atividade física por parte da população. “Muita gente sabe que é importante, mas não incorporam isso nas suas rotinas por várias razões”, lamenta.

Devido à sua experiência pessoal e dos outros dois fundadores, ao participarem num programa de incubação, a escolha do público que queriam impactar foi simples. A avó da Dr.ª Sara Gonçalves foi diagnosticada com Alzheimer há dez anos e desde aí que melhorar a qualidade de vida da população mais sénior tornou-se uma prioridade.

Assim, nasceu a Actif Age, “a Netflix saudável para seniores”, como lhe chama a fundadora, que acredita que a pandemia não trouxe apenas coisas más: “Acreditamos que a pandemia veio também mostrar coisas importantes, como por exemplo o facto de pessoas com mais idade terem mais do que capacidade para aprender a usar tecnologias”. O objetivo passa então por apoiar os idosos, de forma a que estes passem a desfrutar de uma vida mais ativa, feliz e saudável, através de sessões e atividades desenhadas por especialistas e adaptadas às necessidades de cada um.

A concurso estiveram ainda as start-ups MyCareforce (2.º lugar), uma plataforma que facilita a relação entre enfermeiros e instituições de saúde, disponibilizando turnos de forma rápida, fácil e flexível, Portugal Green Travel (3.º lugar), uma empresa de gestão de destinos especializada em experiências autênticas e sustentáveis e com especial foco em territórios de baixa densidade e FHLUD (4.º lugar), um marketplace para produtos hortofrutícolas frescos, com entregas ao domicílio e no qual os produtores e consumidores podem comprar, vender e doar alimentos de origem local.

O primeiro evento STEM4Health, em Portugal, foi realizado em 2016 com o objetivo de conectar start-ups, empresas, faculdades, institutos, organizações, estudantes ou qualquer outra pessoa interessada em tecnologias e Life Science. Desde a sua criação, o STEM4Health, apoiado pelo programa de aceleração de start-ups da Bayer, foi-se desenvolvendo em várias áreas, estando presente em cerca de vinte cidades em todo o mundo.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019