Estudo conclui que massa gorda aumenta probabilidade de alergia a fármacos

14/07/21
Estudo conclui que massa gorda aumenta probabilidade de alergia a fármacos

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) comprova que uma elevada percentagem de massa gorda, um indicador de obesidade, aumenta a probabilidade de reações alérgicas a fármacos.

“Constatamos com este estudo que, quanto maior for a percentagem de massa gorda de uma pessoa, maior é a probabilidade de apresentar alergias a fármacos”, esclarece a Prof.ª Doutora Laura Ribeiro, da FMUP e coordenadora deste trabalho, citada num comunicado.

Foram avaliados 84 doentes, sendo que mais de metade do grupo apresentava indicadores reveladores de obesidade. Os resultados confirmaram que 39 doentes apresentaram alergias aos medicamentos. A especialista confirma que todos “apresentavam vários marcadores de obesidades significativamente superiores relativamente aos restantes indivíduos”.

No mesmo comunicado, a Dr.ª Eunice Dias de Castro, imunoalergologista, primeira autora do estudo, sublinha que estas reações alérgicas “são imprevisíveis e potencialmente graves, podendo mesmo ser fatais para o doente”, apesar de pouco comuns comparativamente com outras reações adversas.

A identificação de potenciais fatores de risco, como é o caso da obesidade, “pode permitir tornar estas reações um pouco mais previsíveis, e ainda adaptar os protocolos de estudo de alergia a fármacos, habitualmente muito extensos, de acordo com o perfil de risco de cada doente”, acrescenta.

“O reconhecimento de doentes obesos ou com maiores indicadores de obesidade como um grupo de risco para a alergia a fármacos poderá, na prática clínica, permitir adequar os protocolos de atuação e estudo e conduzir a estratégias de intervenção multidisciplinares”, defendem as investigadoras.

“O estudo veio revelar que essas medidas podem acarretar benefícios para outras doenças com as quais pensaríamos não existir qualquer tipo de associação com a obesidade”, conclui a especialista da FMUP.

Fonte: Público

Partilhar

Publicações