Dia do Médico: a homenagem em “memória e respeito” dos profissionais que perderam a vida no combate à pandemia

18/06/21
Dia do Médico: a homenagem em “memória e respeito” dos profissionais que perderam a vida no combate à pandemia

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) assinala hoje o Dia do Médico com uma homenagem aos profissionais de saúde que perderam a vida no combate à pandemia de COVID-19, apelando (virtualmente) a um minuto de silêncio em sua memória, às 22h00. A cerimónia terá lugar no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos onde se realizará também a devida homenagem aos médicos que nos anos de 2020 e 2021 completaram 50 anos de carreira.

O bastonário, Dr. Miguel Guimarães, deixou uma mensagem de vídeo aos médicos portugueses onde frisa o sentimento de gratidão, frisando o heroísmo dos profissionais de saúde, sobretudo nos contextos mais difíceis.

“Exemplos recentes da resiliência destes profissionais são o combate à pandemia de COVID-19 e, em 2017, a resposta ao flagelo dos grandes incêndios que assolaram o país”, diz, em comunicado, a OM.

A Ordem dos Médicos celebra também os médicos com carreiras a completar os 25 e os 50 anos, que o bastonário enaltece na sua mensagem: "Várias gerações de médicos que construíram o sistema de saúde português, (...) conseguiram mudar o paradigma da saúde em Portugal”.

Houve ainda espaço para louvar o serviço médico à periferia, o Serviço Nacional de Saúde e o serviço privado e social.

"A sua coragem, liderança, humanismo e solidariedade fizeram e fazem verdadeiramente a diferença", salienta o bastonário, que vai apelar às 22h00 (via plataforma digital) a um minuto de silêncio em “memória e respeito” também pelos médicos que perderam a vida no exercício da sua profissão desde março de 2020, direta ou indiretamente devido à pandemia, adianta a OM.

 

Partilhar

Publicações