Cientistas descobrem novo mecanismo responsável pela disseminação da infeção pela bactéria salmonella
09/06/2021 11:01:21

Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) verificou um novo mecanismo de infeção específico da salmonella. Esta descoberta pode ter impacto no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infeções causadas por esta bactéria.

O estudo revela que as células infetadas por salmonella libertam proteínas que facilitam a infeção das células vizinhas. Por esta razão, foi necessário avaliar e identificar “moléculas-chave” envolvidas no processo de infeção e disseminação, para melhor compreender onde atuar para impedir a infeção.

Os investigadores identificaram uma proteína, a E2F1, que se encontra diminuída durante a infeção por salmonella, quer nas células do hospedeiro, que estão infetadas com a bactéria, quer nas células vizinhas. A diminuição da proteína E2F1 leva à desregulação da expressão de moléculas envolvidas no controlo da interação bactéria-hospedeiro, particularmente microRNAs (pequenas sequências de ARN não-codificantes), o que promove a multiplicação da bactéria nas células infetadas.

"Contrariamente ao paradigma existente, descobrimos que a salmonella, para além de manipular as células humanas infetadas, modifica também as células vizinhas não infetadas no sentido de aumentar a sua suscetibilidade à infeção e, desta forma, facilitar a disseminação da bactéria", explica a Prof.ª Doutora Ana Eulálio, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Segundo a própria, esta foi a grande novidade revelada pelo estudo.

Os resultados agora publicados foram obtidos através de estudos em células e em modelos animais, com o auxílio de ferramentas de bioinformática e de biologia celular e molecular. Estes dados podem vir a desempenhar um papel crucial no impedimento da progressão da infeção por esta bactéria.

O autor do estudo, o Prof. Doutor Miguel Mano, investigador do CNC e docente da FCTUC, esclarece que «o conhecimento dos mecanismos moleculares explorados pela salmonella pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas capazes de bloquear a disseminação da infeção».

Os resultados da investigação, que contou com a colaboração das Universidades de Würzburg (Alemanha) e de Córdoba (Espanha) e dos Institutos de Ciências Matemáticas e de Homi Bhabha (Índia), acabam de ser publicados na revista Nature Communications. O artigo está disponível aqui.