Última chamada para o Asthma Hack Innovation
08/06/2021 16:13:08
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Última chamada para o Asthma Hack Innovation

O prazo de inscrições para o Asthma Hack Innovation está a chegar ao fim. É a última oportunidade para participar no projeto que procura soluções disruptivas para mudar o panorama da asma grave, em Portugal.

O Asthma Hack Innovation é um hackathon, uma metodologia de geração de inovação, e o desafio está aberto à participação de estudantes, investigadores, professores, comunidade de internos de medicina, bem como a participantes das áreas de engenharia, gestão, ciência de dados, e entre outras comunidades de empreendedores na área da saúde.

As inscrições para o hackathon terminaram no dia 30 de maio, para candidatos individuais, mas continuam abertas até dia 13 de junho para equipas, através do link.

“A asma grave é um problema que afeta entre 10 e 20 mil portugueses. Estes números poderão ser ainda mais elevados, uma vez que se trata de uma doença subdiagnosticada. O nosso objetivo é encontrar soluções inovadores, acelerar o seu desenvolvimento e implementação e contribuir dessa forma para melhorar a qualidade de vida das pessoas com asma grave” afirma o Dr. Francisco del Val, diretor geral da Sanofi Genzyme.

Para o Dr. Guilherme Victorino, diretor do Innovation & Analytics Lab da Nova IMS, “o Asthma Hack Innovation é um grande desafio para o futuro do empreendedorismo em saúde em Portugal, e por isso desenhámos um modelo inovador de participação para as equipas e estamos comprometidos com o acompanhamento do projeto vencedor através de um programa de aceleração de três meses. Temos a certeza de que em conjunto podemos dar um passo importante, promovendo a inovação disruptiva nos cuidados de saúde da Asma Grave em Portugal”.

As várias equipas participantes e os respetivos mentores irão desenvolver ideias que possam ser colocadas posteriormente em prática. Os oito melhores projetos são apresentados no Solutions Day Summit, que decorre a 7 de julho, um evento que conta com a presença de especialistas da área de Pneumologia e Imunoalergologia para debate do panorama nos cuidados da Asma Grave. A equipa vencedora será premiada com um programa de aceleração no valor de cinco mil euros para que possa concretizar a sua solução.

O Asthma Hack Innovation é um projeto lançado pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a Sanofi Genzyme, em parceria com a Associação Portuguesa dos Asmáticos (APA), a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), a Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019