“O trajeto da APED ao longo destas três décadas integra-se na evolução histórica da dor em Portugal e no mundo. Pretende-se que este olhar sobre o percurso da APED amplifique e recentre a importância que a investigação, estudo, ensino e tratamento da dor têm no equilíbrio económico, social e humano da nossa sociedade”, afirma a Dr.ª Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).
No âmbito da celebração, a APED realizará várias iniciativas, entre as quais, três filmes, em formato documentário, que já se encontram disponíveis nas redes sociais da associação, e retratam o seu impacto na sociedade portuguesa, no que à dor diz respeito.
Fundada em 1991, a APED teve um forte desenvolvimento com o ex-presidente, Dr. Nestor Rodrigues, ao leme, que conseguiu reunir um conjunto de profissionais de saúde que, juntos, levaram à concretização de marcos tão importantes quanto a elaboração do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, o primeiro da Europa, o Dia Nacional de Luta Contra a Dor e a equiparação da dor ao 5.º sinal vital, permitindo à dor assumir-se, pela primeira vez, como “entidade própria”.
Pode visionar os filmes supra mencionados no Facebook, Instagram, e YouTube da APED.