APED assinala 30 anos na história da dor em Portugal
07/06/2021 15:11:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APED assinala 30 anos na história da dor em Portugal
A Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor comemora o seu 30.º aniversário. São três décadas a promover o estudo, o ensino e a divulgação do mecanismo da dor.

 “O trajeto da APED ao longo destas três décadas integra-se na evolução histórica da dor em Portugal e no mundo. Pretende-se que este olhar sobre o percurso da APED amplifique e recentre a importância que a investigação, estudo, ensino e tratamento da dor têm no equilíbrio económico, social e humano da nossa sociedade”, afirma a Dr.ª Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

No âmbito da celebração, a APED realizará várias iniciativas, entre as quais, três filmes, em formato documentário, que já se encontram disponíveis nas redes sociais da associação, e retratam o seu impacto na sociedade portuguesa, no que à dor diz respeito.  

Fundada em 1991, a APED teve um forte desenvolvimento com o ex-presidente, Dr. Nestor Rodrigues, ao leme, que conseguiu reunir um conjunto de profissionais de saúde que, juntos, levaram à concretização de marcos tão importantes quanto a elaboração do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, o primeiro da Europa, o Dia Nacional de Luta Contra a Dor e a equiparação da dor ao 5.º sinal vital, permitindo à dor assumir-se, pela primeira vez, como “entidade própria”.

Pode visionar os filmes supra mencionados no Facebook, Instagram, e YouTube da APED.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019