SPA e Novartis Farma promovem estudo LATINO
29/04/2021 17:35:35
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPA e Novartis Farma promovem estudo LATINO

O estudo LATINO (Lipid mAnagemenT iN pOrtugal) resulta de uma parceria estabelecida entre a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e a Novartis Farma – Produtos Farmacêuticos S.A., com o propósito de conhecer melhor o perfil de risco cardiovascular de uma coorte nacional, assim como descrever as suas características clínicas, perfil lipídico, padrões de tratamento, adesão terapêutica e outcomes cardiovasculares.

Outros objetivos do estudo incluem a descrição da jornada do doente entre cuidados primários e secundários e a estimativa dos custos direta ou indiretamente relacionados com a doença cardiovascular. Para alcançar os objetivos deste estudo observacional de coorte foram incluídos todos os doentes adultos acompanhados na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, na expectativa de contribuir para um melhor conhecimento da realidade nacional que permita apoiar decisões clínicas, organizacionais e políticas para melhores resultados em saúde.

A coordenação científica do estudo está a cargo do Dr. Francisco Araújo e da Prof.ª Doutora Cristina Gavina, que irão apresentar os primeiros resultados durante o CPC 2021, no dia 1 de maio pelas 11h15. Já a coordenação operacional é assegurada pelo Prof. Doutor Tiago Taveira-Gomes.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019