Challenges in Cardiology/Be Low Talks debate estratégias terapêuticas na área de lípidos e doença vascular em Portugal

27/04/21
Challenges in Cardiology/Be Low Talks debate estratégias terapêuticas na área de lípidos e doença vascular em Portugal

A MSD Portugal promove, pelo terceiro ano consecutivo, as Be Low Talks, uma iniciativa que reúne nove especialistas nacionais na partilha de conhecimento e na promoção do debate sobre o panorama atual da área de lípidos e da doença vascular no nosso país, com especial destaque para as estratégias terapêuticas. Este ano, em parceria com a plataforma Challenges in Cardiology, as talks decorrem em formato digital nas últimas quartas-feiras de abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Como grande novidade desta nova edição, serão igualmente promovidos cinco podcasts ao longo de todas as quartas-feiras do mês de junho, dirigidos pelo Prof. Doutor João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do centro de investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), e onde serão abordados diversos temas relacionados com a área de lípidos, nomeadamente: “Avaliação laboratorial no domínio dos lípidos. O conceito de perfil lipídico”, “HDL e triglicerídeos”, “Aterosclerose Subclínica”, “Alterações lipídicas no doente idoso” e “Adesão à terapêutica. Um problema por resolver”.

As Be Low Talks arrancam já a 28 de abril, pelas 19h30, com a primeira talk dedicada ao tema “Da formação da placa ao evento agudo”. Esta sessão contará com a moderação do Prof. Doutor João Morais e com a colaboração do Dr. Carlos Rabaçal, diretor de Serviço de Cardiologia do Hospital Vila Franca de Xira, e do Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, cardiologista e diretor do Serviço de Cardiologia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG). 

As sessões de 26 de maio, 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro serão dedicadas aos temas “Carga lipídica e risco vascular”, “Relação lípidos e diabetes mellitus”, “Prevenção cardiovascular e terapêutica hipolipemiante - Parte 1” e “Prevenção cardiovascular e terapêutica hipolipemiante - Parte 2”, respetivamente. Estas conferências virtuais contam, ainda, com o contributo da Prof.ª Doutora Cristina Gavina, do Prof. Doutor José Pereira de Moura, do Dr. António Ferreira, do Dr. Francisco Araújo e do Dr. Marco Costa.

Os debates visam promover a discussão e a partilha de experiência e de opiniões entre médicos de diversas especialidades sobre o estado de arte da área de lípidos e da doença vascular. Os profissionais de saúde que pretendam participar, podem registar-se aqui

Partilhar

Publicações