SPG alerta para doenças do fígado com iniciativa

16/04/21
SPG alerta para doenças do fígado com iniciativa

“Cuide do seu fígado”. Esta é a mensagem principal da campanha que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lança com o objetivo de sensibilizar, informar e prevenir a população sobre as doenças do fígado. Realizada em parceria com a Europacolon Portugal e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, esta iniciativa conta com o apoio da Roche. 

A campanha, materializada em vídeo, conta a história do João, uma personagem fictícia, com bom coração, mas com “maus fígados”. E deixa uma mensagem clara: o fígado devia estar sempre no centro das atenções, mas pelas melhores razões. É um órgão imprescindível e não podemos viver sem ele. 

Esta iniciativa pretende sensibilizar a população para as funções do fígado, especialmente a função digestiva e a metabólica, bem como para os hábitos a adotar visando o bom funcionamento deste órgão essencial: alimentação saudável, prática de desporto e consultas regulares ao gastrenterologista.

O presidente da SPG, Prof. Doutor Rui Tato Marinho, esclarece que “as doenças do fígado são responsáveis pela morte de mais portugueses do que se pensa e afetam pessoas muito novas. A idade média das pessoas que são internadas já com situação muito grave é de 58 anos" e acrescenta que “estas doenças afetam não só o doente, mas também a família e a sociedade em geral”. 

Assista aqui ao vídeo da campanha.

Partilhar

Publicações