A pandemia por COVID-19 veio alterar a forma como sempre vivemos. O panorama tem sofrido constantes evoluções, umas negativas como o aparecimento de novas estirpes, outras positivas como seja o desenvolvimento de vacinas que combatem o SARS-CoV-2. Com estas mudanças, surgem sentimentos díspares por parte da população – de um lado o medo, do outro a vontade de retomar a vida tal como era. Perante este contexto, surge uma boa adaptação baseada em informação fidedigna que garanta a confiança por parte das pessoas.
Assim, o webinar terá como propósito focar as novas estirpes do coronavírus, com a indicação do que existe de novo e o respetivo impacto na comunidade, bem como o impacto da pandemia na saúde global dos portugueses, onde têm lugar as doenças não-COVID-19, os novos diagnósticos e o seguimento de doenças crónicas. Será também colocada a questão se o tempo necessário para vacinar/imunizar a população mundial será compatível com a evolução natural do vírus e o aparecimento de novas estirpes, potencialmente mais contagiosas/mais patogénicas/mais resistentes.
Qual a eficácia nas novas estirpes? Que cuidados deveremos continuar a ter? Para quando a imunidade de grupo? Em que se traduz, para a comunidade, esta imunidade de grupo? Durante quanto tempo durará a imunidade conferida pelas vacinas, quais as próximas vacinas a serem autorizadas na Europa e no resto do mundo? Poderemos voltar a ter uma vida normal, ou doravante a máscara fará parte do nosso dia-a-dia? Faz sentido compararmos as diferentes vacinas? São outras questões, relacionadas com a vacinação, que serão levantadas.
Relativamente ao processo de vacinação em ambulatório, em cima da mesa estará em discussão o papel da Medicina Geral e Familiar, a forma como decorrem os contactos na comunidade, quem é considerado prioritário e como é feito o acompanhamento do processo de vacinação.
Dirigido a profissionais de saúde, o webinar decorre amanhã às 21h00. Não perca a emissão em direto no Facebook da News Farma e na plataforma dos webinars.