Já são conhecidos os vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”
01/04/2021 15:35:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Já são conhecidos os vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”

 A bolsa “Capital Humano em Saúde” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), apresentada e lançada oficialmente em outubro de 2020, que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences. Tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de aúde (SNS), dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana. Conheça os dois projetos vencedores.

As candidaturas à bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram entre 15 de novembro 2020 e 15 de janeiro 2021, tendo sido submetidas um total de 16 candidaturas, oriundas de instituições de cuidados de saúde primários e hospitalares.

O júri, presidido pelo Prof. Doutor Alexandre Lourenço, presidente da APAH, integrou as(os) senhoras(es) bastonárias(os) da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos, selecionou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), com os seguintes projetos:

Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE (CHUA)

“Desenhado como um potenciador da felicidade dos colaboradores, o ‘Centro de (Des) Envolvimento Humano para a Saúde’, com pólos no sotavento e no barlavento, pretende ser uma incubadora de projetos e ações que se desenrolam em torno de três eixos concretos: o espaço potencial humano, com ações de acompanhamento individualizado; o espaço pausa consciente, com atividades e práticas integradoras para a saúde; o espaço somos um, que integrará atividades formativas e de lazer que promovam o sentimento de pertença e potenciem o valor da equipa. Cuidar, valorizar, potenciar o fator humano, como forma de contribuir positivamente para o sentimento de pertença institucional, integrando o sentido de alinhamento organizacional – é este o objetivo do CHUA com a implementação deste projeto, que se inclui numa estratégia integrada de reconhecimento do precioso valor do capital humano, como âncora da missão do SNS, cuidar mais e melhor dos nossos doentes.”

Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM)

“A ULSM, enquanto prestador de cuidados de saúde público com um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001 implementado e certificado desde 2008, reconhece que são as pessoas o principal determinante para o sucesso. Ciente dos princípios e valores que visam elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral dos(as) seus(suas) colaboradores(as), a ULSM não podia deixar de concorrer à bolsa "Capital Humano em Saúde". O objetivo da implementação deste projeto é aumentar a satisfação e a motivação dos(as) colaboradores (as), quer pela melhoria da comunicação, quer pelo incentivo à participação ativa de todas as pessoas da ULSM, em consonância com a sua cultura organizacional, tornando-a mais sustentada e alinhada com os princípios da qualidade e governação clínica, da segurança, da humanização, da igualdade e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.”

Os dois projetos serão implementados em 2021, com o apoio de consultoria especializada da nobox, que lhes permitirá acelerar a implementação do seu projeto de mudança do capital humano. Este apoio contempla um apoio técnico de consultoria à implementação dos projetos e um programa de formação, que abordará temas de liderança pessoal e de equipas, construção de uma cultura de inovação e alinhamento organizacional.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019